Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Canadá - Dia da Lembrança

                                           foto: Justin Tang/ CP

No dia 11 de Novembro comemora-se o dia da lembrança, um dia em que se homenageia todos aqueles que perderam suas vidas em conflitos armados desde o fim da Primeira Guerra Mundial. Este dia é celebrado não somente no Canadá, mas também em vários países membros da Commonwealt incluindo Austrália, Nova Zelândia. Os Estados Unidos, que apesar de não fazerem parte do grupo também comemoram o  dia de veteranos que cai na mesma data.

O que acontece no Dia da Lembrança?

Às 11 horas da manhã do dia 11 de Novembro de 1918 os aliados e os Alemães assinaram o cessar-fogo marcando assim o fim da guerra. Esse momento marcante é lembrando até hoje por meio de cerimônias e homenagens em vários países e no Canadá todos os anos no mesmo dia e horário as pessoas fazem 1 minuto de silêncio em honra as pessoas que morreram na guerra.

O uso de Poppy(papoula) nas roupas

                                          farmlass.blogspot.ca

No mês de Novembro muitas pessoas costumam usar flores vermelhas artificiais (como na foto acima) em suas roupas nas semanas antes do dia da lembrança. Elas são as poppies ou papoulas em português. As papoulas vermelhas simbolizam a memória daqueles que morreram na guerra. O uso da papoula como um símbolo de recordação vem de um poema escrito por John McCrae, que foi um médico canadense que serviu nas forças armadas. O poema é chamado de In Flanders Fields e descreve as papoulas que cresciam nos cemitérios onde os soldados eram enterrados.



Poema traduzido:

Nos campos de Flandres as papoulas crescem
Entre as cruzes, enfileiradas
Que marcam o nosso lugar; e no céu
As cotovias ainda cantando corajosamente voam
Seu canto abafado pelos barulhos das armas

Nós somos os mortos.  Há poucos dias atrás
Vivíamos, sentíamos a madrugada, víamos o brilho do sol,
Amávamos e éramos amados, e agora nós descansamos
Em campos de Flandres.

Continuem a nossa luta contra o inimigo:
Para vocês, de mãos fraquejando, nós passamos
A tocha; para ser erguida ao alto
Se vocês perderem a fé em nós que morremos
Não iremos dormir, mesmo que as papoulas cresçam
Em campos de Flandres.

Como todos nós sabemos a Primeira Guerra Mundial foi um enorme conflito em todo o mundo, particularmente na Europa, onde as tropas do Canadá apoiavam as forças aliadas, a guerra acabou resultando na perda de diversas vidas entre civis e militares. E além disso, muitas pessoas ficaram gravemente feridas. As cicatrizes não foram apenas físicas, mas também emocionais naqueles que ali estiveram e nas suas famílias. E por isso o Dia da lembrança é um dia para honrar aqueles que morreram em conflitos armados desde a Primeira Guerra Mundial.

O Dia da Lembrança é um dia muito importante para os canadenses, é um dia para refletir sobre os sacrifícios e os efeitos da guerra na vida de uma nação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário